CURSO DE FARMÁCIA OFERECEU MINICURSO SOBRE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ONCOLOGIA NA EXPOFACOL 2016

O câncer é hoje um problema de saúde pública mundial e seu perfil vem se modificando há aproximadamente quatro décadas. A doença que antes era predominante em países desenvolvidos tem como estimativa em 2030 a incidência de 27 milhões de casos em todo o mundo com o maior número registrado nos países de baixa e média renda. Isso mostra o quanto o câncer vai afetar os países emergentes como o Brasil. Será cada vez maior o número de pessoas que desenvolverão a doença em idade produtiva trazendo sérias consequências para toda a sociedade. Seguindo essa tendência a estimativa para o ano de 2012 é de aproximadamente 518.510 novos casos de câncer no Brasil. Em contrapartida, as pesquisas na área de Oncologia, com o surgimento de novos medicamentos e novas opções de tratamento, estão buscando constantemente reduzir esse impacto possibilitando o aumento do tempo de vida de muitos pacientes na luta contra o câncer.

No setor hospitalar, Recife destaca-se como o segundo maior polo médico do país, ficando atrás apenas de São Paulo, com cerca de 400 hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem e mais de 8 mil leitos gerando inclusive o turismo hospitalar. Esse número reflete o crescimento do setor com a inauguração de novas clínicas de Oncologia e a implantação desse serviço nos diversos hospitais do nosso Estado.

Diante desse panorama e da necessidade cada vez maior de busca pelo tratamento do câncer o farmacêutico tem muito a contribuir, profissional cuja atuação principal está focada no medicamento em todos os seus aspectos. Com a RDC 220/2004 o farmacêutico passa a compor efetivamente a EMTA – Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplásica interagindo com os demais membros da equipe na garantia do sucesso da terapia.

A Farmácia Oncológica é um segmento em ampla expansão, com diversas oportunidades. As atividades desenvolvidas numa farmácia oncológica são inúmeras e vão desde a gestão de medicamentos de alto custo, passando pela seleção de fornecedores, participação na Comissão de Farmácia e Terapêutica, Farmácia Clínica, manipulação de antineoplásicos à atenção farmacêutica ao paciente oncológico. Um nicho a ser explorado por profissionais com conhecimentos diversos e ampla possibilidade de criação de novas vagas à medida que os serviços vão adquirindo certo grau de excelência e complexidade. O conhecimento que foi adquirido outrora já não atende mais à realidade de um mercado que se moderniza a cada dia.

Medicamentos de alto custo com uma estreita janela terapêutica, milhões de dólares em pesquisas, pacientes com um triste diagnóstico fazem da Farmácia Oncológica uma área de atuação com características apaixonantes. A literatura escassa, as lacunas deixadas pelo ensino na Universidade e os avanços científicos no campo da Oncologia nos impulsionam a uma constante busca pelo conhecimento. Diante de um novo cenário, o Farmacêutico Oncológico vai conquistando o seu lugar na sociedade e na história de todos aqueles que lutam contra o câncer.

Diante destas questões a atuação do farmacêutico é essencial e a formação de discentes voltados para esta área de atuação é imprescindível, desta forma o   curso de farmácia oferece durante a EXPOFACOL 2016 o minicurso intitulado segurança do paciente em oncologia” que será ministrada pela Professora M.Sc. Tábata Lopes, farmacêutica da clínica de oncologia MULTIHEMO, coordenadora da pós-graduação em farmácia oncológica do Instituto de desenvolvimento Educacional (IDE), com vários anos de experiencia na área.

whatsapp-image-2016-10-28-at-23-52-09download