APRESENTAÇÃO

1  – OBJETIVOS DO CURSO

Na formação do Farmacêutico pode-se elencar as seguintes descrições de objetivos para a formação deste profissional dentro dos eixos obrigatórios presentes na Resolução Nº 6 de 19 de Outubro de 2017 que institui a DCN do curso de graduação de farmácia:

• Formar integralmente o ser humano, decorrente de seu processo educativo e coerentemente com os princípios humanos, morais e éticos, preparando-o para o exercício da cidadania e qualificando-o para o trabalho de forma individual ou em coletividade.

• Formar profissionais visualizados como seres humanos integrados à sociedade, com a preocupação de quem dedica sua vida à preservação da saúde, meio ambiente, e aspectos sócio culturais como um todo.

• Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituam o patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações e de outras formas de comunicação.

• Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional, social e cultural.

• Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e criação cultural geradas na UNIFACOL.

• Formar um Farmacêutico integral, com base humanística, apto a compreender os múltiplos fatores que alteram o equilíbrio indivíduo-ambiente-sociedade produzindo os processos exitosos e que esteja capacitado a promover a saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

• Promoção da formação do farmacêutico humanista, crítica, reflexiva, generalista, pautada na ética, no conhecimento científico, na capacitação para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde no Brasil, para a atuação na prevenção, proteção, recuperação da saúde, trabalho em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de serviços e de produtos para a saúde humana.

• Realizar a inserção de profissionais farmacêuticos que estejam contemplados todos os aspectos relacionados ao estudo do medicamento, a saber: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica; também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, bem como a formação para as análises clínicas e toxicológicas e para a indústria de medicamentos conforme legislações pertinentes.

2.1 COERÊNCIA DOS OBJETIVOS DO CURSO COM O PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

 Para a construção dos objetivos do curso foram levadas em consideração as capacidades, competências e habilidades estabelecidas para o futuro profissional com Espírito ético, crítico, humanístico, líder e empreendedor, tendo por base a legislação vigente e a exigências do mercado de trabalho na área de Farmácia. Tendo em vista os princípios éticos e científicos, capacitando tal profissional para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.

2.2 COERÊNCIA DOS OBJETIVOS DO CURSO COM A ESTRUTURA CURRICULAR E CARACTERISTICAS REGIONAIS

 O currículo do curso de Farmácia está coerente com os objetivos do curso e com o compromisso da mantenedora com a região onde está inserida, orienta para a formação de profissionais integrados com a realidade local e a qualificação despertada para o aproveitamento das potencialidades socioeconômicas e culturais, de modo a tornar os profissionais instrumentos do desenvolvimento regional. A visão humanística e crítica da realidade social é trabalhada ao longo de todo o curso, inserindo no aluno, por meio da conjugação da teoria à prática, uma perspectiva pluralista da prática da Farmácia.

 A atuação profissional será exercida de forma multi, inter e transdisciplinar, reforçando a ética profissional e sensibilizada para os problemas ambientais e de saúde coletiva regionais e especificas, com atitudes de interação interpessoal e de comunicação, favoráveis às necessidades sociais da saúde.

 Respeitando os aspectos pedagógicos, o currículo do curso, está fortemente subsidiado por atividades complementares, estágios supervisionados e trabalho de conclusão de curso. Aborda as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos fundamentais à formação profissional.

2.3 COERÊNCIA DOS OBJETIVOS DO CURSO COM O CONTEXTO EDUCACIONAL

 No processo de definição dos objetivos do curso, além do perfil profissional do egresso, consideraram-se também as demandas de natureza econômica e social (população, saúde, educação, atividade econômica, mobilidade social e cultural) no contexto onde o curso de Farmácia estará inserido.

2 – PERFIL DO EGRESSO

3.1 FORMAÇÃO BÁSICA

O egresso do curso deverá ser um profissional da área da saúde com formação generalista baseada no conhecimento harmônico e integrado do rigor técnico/científico; capacitado para intervir nos problemas-situações de saúde- doença, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes e compromissado em atuar em benefício da sociedade.

Na construção do profissional farmacêutico deverá apresentar capacidade transformadora, com capacidade de avaliar, avaliar-se e questionar a realidade social, apontando saídas para melhorias regionais do bem estar e saúde.

Na formação ainda salienta-se a capacidade de selecionar e produzir conhecimentos científicos, por critérios de relevância e rigor, validade e responsabilidade social e ambiental, de dignidade humana, de participação, de diálogo, solidariedade, isto é, no contexto dos valores coletivamente assumidos.

3.2 FORMAÇÃO ESPECIFICA

 O Perfil do egresso graduado pelo Curso de Farmácia da UNIFACOL será:

  • A formação será generalista, humanista, crítica e reflexiva, orientada por princípios éticos e científicos, capacitando o farmacêutico para atuar na sociedade por meio de ações de prevenção, subsídios ao diagnóstico de doenças e promoção da saúde individual e coletiva, tendo como base a compreensão da realidade social, cultural e económica
  • Deverá ter conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade nas políticas públicas de saúde, e em todos os níveis de atenção à saúde, sendo ativo na construção permanente de seu conhecimento, apto à atuação em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar;
  • O graduado em Farmácia, como profissional de saúde, terá formação centrada no conhecimento dos medicamentos, fármacos naturais, sintéticos e demais produtos para a saúde, com base na integração das áreas de farmácia clínica, análises clínicas e toxicológicas, gestão administrativa, controle de qualidade, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, contribuindo com a assistência farmacêutica em prol da saúde humana.

3.3 COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADE

      Na formação do Farmacêutico pode-se elencar as seguintes descrições de competência para a formação deste profissional dentro dos eixos obrigatórios presentes na Resolução Nº 6 de 19 de Outubro de 2017 que institui a DCN do curso de graduação de farmácia :

I – Atenção à saúde: os profissionais farmacêuticos, dentro de seu âmbito profissional, deverão estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deverá assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treina mento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

      A formação do profissional farmacêutico generalista favorece a ampliação do mercado de trabalho, através dos aspectos da assistência farmacêutica plena em drogarias e farmácias de manipulação instituída pela Lei N° 13.021, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e citopatológicas, indústrias de alimentos e alimentícias, na área da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, bem como no ensino superior.

      Permite também a atuação em âmbito hospitalar e na saúde pública, de forma integrada à equipes multiprofissionais, em órgãos de vigilância sanitária, serviços de hemoterapia e biologia molecular.

3 –  ESTRUTURA CURRICULAR

          O currículo proposto é desenvolvido através de atividades teóricas e práticas com os conteúdos relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em farmácia.

      A estrutura curricular proposta para o curso estabelece expressamente as condições para sua efetiva conclusão e integralização curricular. Seguindo o regime seriado semestral, o curso está organizado para alcançar seus objetivos tendo em vista, além das legislações vigentes aplicadas ao ensino superior, o Regimento da IES, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como determinado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

      O currículo do curso foi concebido na perspectiva da educação continuada, como uma realidade dinâmica, flexível, propiciando a integração da teoria e da prática, o diálogo entre as diferentes ciências e saberes, e as atividades facilitadoras da construção de competências.

      O Curso de Farmácia da UNIFACOL para a formação generalista contempla os três eixos definidos nas DCNs (Resolução CNE/CES 06/2017), em disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, estágios em ordem de complexidade crescente ao longo do curso, trabalho de conclusão de curso (TCC), atividades complementares e oferta de variadas atividades extra – classe.

      A organização curricular apresenta a necessária articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes, para contemplar o perfil do egresso, atendendo aos eixos de formação, e integrando a formação acadêmica à atuação profissional, de forma contextualizada e problematizada.

Os eixos de formação do Curso de Farmácia da UNIFACOL são:

I – Cuidado em Saúde (CS)

II – Tecnologia e Inovação em Saúde (TI)

III – Gestão em Saúde (GS)

      A formação do Farmacêutico generalista deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão. Este estágio deverá ser desenvolvido de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação. A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do Curso de Graduação em Farmácia proposto, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

      O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia contempla atividades complementares e cria mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância, a saber: monitorias e estágio, programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins.

      A organização curricular seguiu os princípios de: a) flexibilização, b) interdisciplinaridade e c) relação teórica-prática.

      A flexibilização traz a possibilidade de suavizar a estrutura curricular do curso, favorecendo ao aluno a realização de percursos formativos diferenciados, possibilitando a escolha dentre as múltiplas atividades acadêmicas que serão oferecidas pela IES. As diretrizes pedagógicas adotadas para o curso de Farmácia conduzem à flexibilização dos componentes curriculares, ou seja, o projeto pedagógico busca contemplar as inovações que possibilitem essa flexibilidade, sob a égide do regime seriado semestral, adotado pela IES.

      A matriz curricular é composta por um bloco fixo de disciplinas dispostas em todos os semestres letivos e um bloco de disciplinas optativas, ofertadas para que o aluno, no momento devido, escolha a disciplina optativa para integralização da matriz curricular. O currículo do curso está de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, fixadas pelo Ministério da Educação, que permite essa flexibilidade.

      Baseando–se nos eixos conforme a DCN atualizada segue o descritivos das disciplinas que foram elaboradas pelo nucleo docente estruturante e colegiado do curso, bem como na formação em Farmácia requer conhecimentose o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes,abrangendo, além de pesquisa, gestão e empreendedorismo, asseguintes ciências, de forma integrada e interdisciplinar.

I – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, ÉTICA E BIOÉTICA:

Filosofia, Ética e Cidadania; Metodologia Científica; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II E Libras.

II – CIÊNCIAS EXATAS:

Química Geral e Inorgãnica; Matemática Aplicada; Quimica Orgãnica I; Físico-Química; Quimica Analítica Qualitativa; Quimica Orgãnica Ii; Química Analítica Quantitativa.

III – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:

Citologia; Histologia e Embriologia; Genética; Anatomia Humana; Bioquímica Humana; Fisiologia Humana; Biofísica; Bioquímica Aplicada; Imunologia Geral; Patologia Geral.

IV – CIÊNCIAS DA SAÚDE:

Gestão Ambiental; Saúde Coletiva e Epidemiologia; Farmacobotânica; Microbiologia Básica; Bioestatística; Parasitologia Geral; Farmacologia Básica; Primeiros Socorros.

V – CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS:

Introdução A Ciências Farmacêuticas; Administração e Gestão De Empresas Farmacêuticas E Empreendorismo; Práticas Farmacêuticas No Sus; Farmacognosia Pura; Farmacotécnica I; Deontologia e Legislação Farmacêutica; Farmacotecnica Ii; Biofarmácia; Química Medicinal; Tecnologia Farmacêutica; Farmacia Hospitalar; Assistência Farmacêutica; Toxicologia; Farmacologia Aplicada; Bromatologia; Imunologia Clínica; Farmacoepidemilogia E Farmacovigilância; Tecnologia Dos Alimentos; Hematologia Clínica; Bioquímica Clínica; Bacteriologia Clínica; Citologia Clínica; Uroanálises; Parasitologia Clínica; Controle Físico-Químico De Medicamentos e Cosméticos; Planejamento E Sintese De Farmácos; Farmacognosia Aplicada e Fitoterapia; Cosmetologia E Saúde Estetica Aplicadas a Farmacia; Controle Microbiológico; Nutrição Parenteral, Enteral e Quimioterapia; Farmacotecnica Homeopática.

      A Disciplina “Filosofia, Ética e Cidadania” atende aos requisitos legais e normativos do MEC, pois contempla as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (Lei n° 11.645 de 10/03/2008; Resolução CNE/CP N° 01 de 17 de junho de 2004) e ainda contempla as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE/CP nº 1/2012, de 30 demaiode 2012).

      A Disciplina de “LIBRAS” atende aos requisitos legais e normativos do MEC, pois está contemplada na estrutura curricular do curso (Dec. N° 5.626/2005). As Atividades Complementares são regidas pelas normas internas da IES.

FLEXIBILIDADE

          As diretrizes pedagógicas adotadas para o curso de FARMÁCIA conduzem à flexibilização dos componentes curriculares, ou seja, o projeto pedagógico busca contemplar as inovações que possibilitem essa flexibilidade, sob a égide do regime seriado semestral, adotado pela IES.

          A matriz curricular é composta por um bloco fixo de disciplinas dispostas em todos os semestres letivos e um bloco de disciplinas eletivas, ofertadas para que o aluno, no momento devido (5º, 9º e 10º períodos), escolha a disciplina eletiva para integralização da matriz curricular. O currículo do curso está de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, fixadas pelo Ministério da Educação, que permite essa flexibilidade.

      Outra forma de flexibilização são as Atividades Complementares, as quais apresentam-se como integrantes de espaço curricular propício ao desenvolvimento e atendimento das individualidades do educando. 

 INTERDISCIPLINARIDADE

      A UNIFACOL entende ser de fundamental importância à aplicação do conceito da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem, já que o termo significa uma relação de reciprocidade, de maturidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja, corresponde à substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do ser humano. Além disso, é importante que os estudantes percebam como os conteúdos escolhidos para o curso se combinam e se relacionam, caracterizando uma aprendizagem que prevê o desenvolvimento de múltiplos raciocínios e interpretações sobre um mesmo objeto de estudo. Neste sentido, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas do curso, no interior do projeto pedagógico da instituição de ensino superior. Assim, este projeto pedagógico de curso propõe as seguintes ações para efetivação da interdisciplinaridade

      Norteada pelos conceitos expostos no PDI, a interdisciplinaridade para o Curso de FARMÁCIA se dá, de forma geral, pela consolidação dos eixos temáticos como elementos estruturadores do Curso. Tais eixos não se caracterizam tão somente pela verticalidade e/ou horizontalidade de conhecimentos, mas, sim, pela transversalidade destes, permeando, portanto, os diversos saberes que os caracterizam. Esta organização deve possibilitar, inclusive, ações conjuntas com outras unidades universitárias internas ou externas à FACOL e o estabelecimento de programas de extensão e/ou dupla titulação.

      De forma específica, podemos afirmar sem sombra de dúvida que, pela própria característica do desenvolvimento dos conteúdos nas disciplinas projetuais, o mesmo ocorre segundo o modo de pensar e refletir que são dados pela interdisciplinaridade e pela transversalidade de saberes e, portanto, estão intrinsecamente ligados ao fazer dessas disciplinas, conferindo, a esse modo de pensar e refletir, o status de que, sem ele, não se produz arquitetura, pela própria condição de interfaces que a mesma guarda com outras áreas de conhecimento. Em outras palavras, para o fazer projetual é condição sine qua non o pensamento interdisciplinar.

      A título de complementaridade desse processo interdisciplinar, será dada prioridade aos sistemas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem e à proposição de exercícios e projetos acadêmicos baseados nas habilidades e competências do estudante, indicando a superação da visão disciplinar fragmentada.

Será priorizada a interdisciplinaridade horizontal de conteúdos entre as disciplinas, por meio da seleção de temáticas afins e complementares e da proposição de exercícios práticos comuns às disciplinas localizadas em cada etapa do curso.

      A interdisciplinaridade também está presente nos seguintes componentes curriculares do Curso de FARMÁCIA: na organização da grade curricular; na organização das disciplinas por atividades e que organizam seus conteúdos por agrupamentos de competências e habilidades; nas atividades de experimentação; na semana do congresso acadêmico Institucional EXPOFACOL; nas disciplinas eletivas.

      É neste contexto já mencionado que se coloca a implantação plena dos eixos temáticos, espaço didático-pedagógico privilegiado para o estabelecimento do diálogo, das trocas, do realinhamento e da organicidade entre os vários instrumentos em que se organizam o ensino em nossa Faculdade.

      A implantação plena dos eixos temáticos depende, necessariamente, da compreensão de que esta ação significa uma alteração estrutural na organização do ensino (e da pesquisa e da extensão).

      Basta perceber que enquanto no extinto sistema departamental se privilegiava a apropriação do conhecimento de forma fragmentada, especializada e cumulativa através de disciplinas autóctones, num modelo que prevê desmontar para entender, no atual sistema se privilegiam a apropriação e a produção do conhecimento, o que se dá através da aproximação sucessiva às totalidades inerentes aos objetos de estudo da FARMÁCIA. Neste caso prática e teoria, experimentação, fundamentação e crítica se realinham constantemente, de forma articulada e orgânica.

      Enfim, trata-se de uma organização que está ligada a uma compreensão do ensino, da pesquisa e da extensão baseada na amplitude, na horizontalidade e na complementaridade dos conhecimentos e das ações, em contraposição à organização departamental que estava baseada numa visão especializada, compartimentalizada, fragmentada e hierarquizada deste conhecimento.