BOAS VINDAS!

Após a autorização do funcionamento por parte do Ministério da Educação (PORTARIA No. 816 de 29 de outubro de 2015) a Faculdade Osman Lins (FACOL) inicia no primeiro semestre de 2016 o curso de Farmácia. Atualmente já são oferecidos cursos em diversas áreas do conhecimento como: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Direito, Pedagogia e Sistema de informação, além de cursos na área de saúde como enfermagem, Educação física, Fisioterapia e Odontologia todos em nível de graduação.

A implantação do curso de Ciências Farmacêuticas em Vitória de Santo Antão, é um reforço à promoção da saúde da região e complemento a educação, prevenção, tratamento e acompanhamento farmacêutico de todos que ali vivem. Possibilitando integração à família e à sociedade, e favorecendo a qualidade de vida no município de Vitória de Santo Antão e cidades circunvizinhas a partir de ações que privilegiem a participação de equipes interdisciplinares e a humanização nos processos de intervenção na área de saúde, como recomendam as diretrizes atuais do ministério da saúde.

A demanda por farmacêuticos tem crescido nos últimos anos no Brasil em função de vários fatores, mas principalmente, após a aprovação da Lei Federal nº 13.021, de 2014, a qual confirmou a obrigatoriedade da atuação em tempo integral desse profissional nas farmácias e drogarias. No entanto, os empregos nessa área não se limitam ao atendimento nos balcões das farmácias, há cerca de 80 áreas de atuação farmacêutica em empresas públicas e privadas, abrangendo a indústria, laboratórios de análises, meio ambiente, vigilância sanitária, pericia criminal, acupuntura, manipulação, entre outros.

Na área farmoquímica Pernambuco se destaca na região tanto não só pela presença de grandes indústrias como o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE) e a indústria farmacêutica HEBRON, mas também pela construção da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (HEMOBRÁS), que já opera parte de um grande complexo de produção de medicamentos derivados do plasma sanguíneo. Além da Hemobrás mais 10 indústrias formarão o polo farmacoquímico de Pernambuco, situado à margem direita da BR-101 Norte, em Goiana, no sentido Recife-João Pessoa, empresas que necessitaram de profissionais farmacêuticos formados nas mais diferentes áreas de atuação.

Além de todos os benefícios já descritos, a abertura do curso de graduação em farmácia na FACOL trás uma forte contribuição a interiorização, regionalização, descentralização e universalização da saúde às cidades afastadas da capital, tendo a assistência farmacêutica como parte integrante desse modelo.

Desta forma a FACOL procura, a partir da implantação do curso de Farmácia, suplantar as dificuldades existentes, promovendo o desenvolvimento do município e da região a partir da qualificação profissional e inserção de seus jovens no mercado de trabalho, assim como, pela formação continuada de adultos que já atuam na área de promoção da saúde e qualidade de vida da população.